Notícias

Quando devo procurar um urologista?

Quando devo procurar um urologista? |Dr. Luiz Augusto Westin

Os homens, geralmente, só procuram um médico quando estão com sérios problemas. Caso contrário, eles evitam visitar os consultórios, até mesmo, para realizar exames de rotina, como é o correto a se fazer. Esse mau hábito, por sua vez, está diretamente ligado ao fato da expectativa de vida dos homens ser menor que das mulheres. Existe muita ignorância em relação às consultas com o urologista. Isso acaba acarretando esse mau hábito dos homens em não procurar o especialista com frequência para monitoramento da saúde.  

Enquanto acontecem muitas consultas ginecológicas entre as mulheres, apenas algumas são feitas com o urologista pelos homens. Poucos sabem qual é a real função do urologista, quando devem visitar o médico, quais doenças as consultas e os tratamentos indicados previnem e muito mais. Mas, se você deseja conhecer tudo sobre essa especialidade da medicina, continue a leitura!

Qual a função de um urologista?

O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar as alterações no sistema urinário de ambos os sexos. É recomendado marcar uma consulta com um urologista uma vez ao ano, no caso de homens a partir de 45 a 50 anos, pois, dessa forma, é possível prevenir o desenvolvimento de doenças mais graves, como por exemplo, o câncer de próstata

Na primeira consulta, é, normalmente, realizada uma avaliação geral para saber o estado de saúde do paciente. Também são indicados exames para melhor avaliação do sistema urinário masculino e feminino. Além disso, dependendo do caso do paciente, o urologista solicita exames que avaliam a fertilidade para analisar se há possibilidade de infertilidade masculina.

Quando ir ao urologista?

Ir ao urologista é recomendado tanto para os homens quanto para as damas, por mais que muitas pessoas não saibam que as mulheres se consultam com urologista Ele pode diagnosticar e tratar todas as doenças que podem afetar os órgãos, como bexiga, próstata, uretra, vesículas seminais, pênis, ureter, adrenais, ductos deferentes, rins e testículos. Alguns exemplos de doenças que podem surgir nesses órgãos são:

Além disso, é considerado essencial que os homens a partir dos 50 anos consultem o urologista de forma regular, mesmo que não existam sinais e sintomas de alterações. Isso porque, a partir dessa idade, há maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Importância do urologista

Como observado, a visita ao urologista é muito importante, principalmente para os homens em certa idade. Não deixe para procurar o especialista somente em momentos críticos. Faça seus exames de rotina e evite complicações na saúde. Na busca pelo profissional ideal, você pode contar com o Dr. Luiz Augusto Westin, urologista especializado em urologia reconstrutora, que tem formação cirúrgica e urológica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE/RJ). Ele conquistou o título de especialista em Urologia pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Urologia em 2010. Entre em contato e agende uma consulta.

Leia mais notícias
WhatsApp