Casal sentado preocupado com teste de gravidez | O que pode causar a infertilidade?

O que pode causar a infertilidade masculina?

 

A infertilidade masculina passou a ser estudada há pouco tempo, pois, durante um longo período, a dificuldade de concepção era atribuída somente à mulher. Estudos apontam que entre casais que tentam engravidar, 15% têm problemas que podem ser caracterizados como provenientes de algum tipo de infertilidade. Entenda melhor o que pode causar a infertilidade nos homens:

Produção de esperma

A baixa produção ou a produção inadequada de esperma é um dos fatores que podem dificultar a fertilidade. Ambas podem ocorrer por meio de inflamações, infecções, alterações hormonais etc. Contudo, geralmente todos os casos podem ser revertidos. A verificação do nível de espermatozoides é realizada através de um exame chamado espermograma, que informa quantos deles há no sêmen produzido pelo paciente
.

Tabagismo

O tabagismo pode influenciar diretamente na produção do sêmen, pois o tabaco pode reduzir a quantidade, a qualidade a concentração e a motilidade dos espermatozoides.

Uso de certas substâncias

O consumo exagerado de álcool e outros tipos de drogas pode afetar diretamente os gametas masculinos. A aplicação de anabolizantes também é um problema. Alguns remédios dificultam a produção do esperma, como medicamentos para gastrite, úlcera, para amenizar a queda de cabelo, entre outros.

Varicocele

A dilatação das veias dos testículos, chamada de varicocele, provoca o aumento da temperatura escrotal, afetando a produção dos gametas masculinos. É mais frequente em homens na faixa dos 15 a 25 anos de idade.Felizmente, a varicocele não costuma ser uma causadora assídua da infertilidade masculina.

Obesidade

Um estudo realizado na França comprovou que, quanto maior é o sobrepeso, menor é a qualidade do esperma. Isso ocorre devido às mudanças hormonais causadas pelo peso inadequado, que acaba dificultando a produção de espermatozoides saudáveis.

Poluição

Homens que vivem em grandes cidades, que geralmente sofrem com o excesso de poluição, podem ter a fertilidade afetada. Isso acontece porque os indivíduos que respiram o ar mais poluído, costumam apresentar um maior número de radicais livres no sangue, que, por sua vez, diminuem a qualidade do esperma produzido.

Procure ajuda

O tratamento para infertilidade masculina existe e pode ser muito eficaz. Caso esteja preocupado com sua fertilidade, busque um urologista para entender seu caso e buscar a melhor solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *