imagem de doutor explicando ao paciente no consultório | Urologia reconstrutora: o que é?

Urologia reconstrutora: o que é?

A urologia especializada em reconstrução genital emprega técnicas cirúrgicas de alta complexidade e trata condições como a estenose de uretra e a Doença de Peyronie. Além disso, essa área da urologia especializada também se dedica aos procedimentos voltados à redesignação sexual genital, popularmente chamada de cirurgia de “mudança de sexo”, reconstrução peniana em pacientes amputados, procedimentos estéticos genitais masculinos e femininos, tratamento de fístulas urinárias em homens e mulheres, divertículos de uretra, entre outros.

Como o próprio nome deixa evidente, a urologia reconstrutora consiste no tratamento cirúrgico voltado à reconstrução, correção ou alteração do aparelho sexual, mais especificamente da genitália, e do aparelho urinário.

Diferentemente da urologia geral, que trata as doenças mais comuns que acometem o trato urinário, a urologia reconstrutora é uma área de atuação mais especializada e consiste em uma subespecialidade importante que vem avançando muito nos últimos anos.

Veja os principais tratamentos da urologia reconstrutora:

Redesignação sexual genital – Esta técnica, conhecida popularmente como transgenitalização, consiste em readequar a região genital do paciente, para que este se sinta bem e confortável com seu próprio corpo. É um tipo de procedimento complexo e que exige acompanhamento médico, psicológico e avaliação criteriosa do cirurgião responsável antes, durante e depois da cirurgia. O objetivo do tratamento é transformar uma genitália masculina em uma feminina ou vice-versa, garantindo resultados próximos ao de uma genitália natural.

Estenose de Uretra – A estenose é uma condição caracterizada pelo estreitamento da uretra, reduzindo seu calibre e dificultando a micção. O problema pode levar ao desenvolvimento de infecções urinárias, insuficiência renal, cálculos e dificuldade para esvaziar a bexiga. Além de dor e desconforto, o quadro pode gerar retenção urinária grave.

Neste caso, o médico pode recomendar ao paciente a cirurgia de reconstrução. Apesar de o procedimento ser mais realizado em pacientes do sexo masculino, também existe a cirurgia de reconstrução de uretra feminina.

Doença de Peyronie – É uma curvatura peniana adquirida. Essa curvatura é considerada uma patologia quando o desvio de eixo do pênis é maior do que 20 graus. A condição é mais comum em homens com mais de 40 anos de idade.

Na fase aguda, a maior parte dos pacientes que apresentam esta doença relata dores no momento do ato sexual. Na fase crônica do problema, onde a curvatura já atingiu o seu grau máximo a recomendação é o tratamento cirúrgico, que tem função corretiva.

São usadas duas técnicas diferentes: a corporoplastia com enxerto e a plicatura peniana. Ambas têm o objetivo de corrigir a curvatura do pênis cirurgicamente, mas a primeira técnica é indicada para curvaturas complexas, enquanto a segunda técnica é recomendada para curvaturas mais brandas.

É importante deixar claro que o tipo de tratamento escolhido pelo médico depende diretamente do perfil da curvatura peniana podendo ser indicado até mesmo procedimentos para a recuperação do comprimento perdido devido à doença.

Outro tratamento indicado para a curvatura peniana é o implante de próteses penianas semirrígidas ou infláveis. Neste caso, a cirurgia de implante é indicada para quadros associados à disfunção erétil ou quando houve importante perda do comprimento peniano

Onde encontrar um médico especialista em urologia reconstrutora?

Todos os tratamentos da urologia reconstrutora devem ser feitos por um médico experiente e habilitado nesta subespecialidade. O Dr. Luiz Augusto Westin, urologista na cidade do Rio de Janeiro, é especializado em urologia reconstrutora e tem formação cirúrgica e urológica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O profissional também foi fellowship do Serviço de Urologia Reconstrutora do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) e conta com vasta experiência em técnicas cirúrgicas para o tratamento de estenoses de uretra, cirurgia estética genital e cirurgia de redesignação sexual. Faça contato agora mesmo e agende uma consulta no Rio de Janeiro para tirar dúvidas e obter um diagnóstico confiável e preciso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *