Imagem de paciente ouvindo conselho de doutor | Reimplante de próteses penianas: uma cirurgia desafiadora

Reimplante de prótese peniana: uma cirurgia desafiadora

A disfunção erétil pode trazer inúmeras dificuldades para o homem, incluindo autoestima baixa, problemas psicológicos e emocionais, e ainda levar ao fim de um relacionamento amoroso. Muitos homens têm vergonha de admitir a impotência sexual e não procuram ajuda médica com medo dos possíveis julgamentos, mas é correto afirmar que, hoje em dia, só permanece com o problema quem não busca por tratamentos adequados.

Principais causas da impotência sexual

O quadro da impotência sexual tem várias causas, sendo as mais comuns aquelas causadas por doenças crônicas como a Diabetes e a Hipertensão arterial, por cirurgias prostáticas, como a cirurgia para a cura do câncer de próstata (prostatectomia radical), pela doença de Peyronie (curvatura peniana adquirida) e por doenças hormonais como do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM).

Prótese peniana como tratamento da disfunção erétil

As próteses penianas são consideradas o tratamento definitivo da disfunção erétil. Uma vez implantada, o homem estará sempre pronto para realizar um ato sexual.

O implante simples de uma prótese peniana semirrígida, é considerado um procedimento de menor complexidade, sendo muitos urologistas plenamente capazes de realizar.

Por ser um dispositivo mais elaborado, as próteses penianas infláveis exigem um treinamento mais específico por parte dos urologistas, sendo consideradas um implante mais complexo.

A associação de procedimentos de aumento peniano em conjunto com o implante de próteses, como a técnica de “Sliding”, onde conseguimos um aumento peniano médio de 3cm, devem ser realizados somente por um profissional de Urologia Reconstrutora experiente e com pleno domínio da técnica.

Causas e complicações de uma prótese peniana

Independente do tipo de prótese e da técnica utilizada, é importante se ter em mente que as complicações referentes ao implante de prótese peniana são uma realidade. Dentre elas se destacam:

  • Infecção prostética;
  • Extrusão de uma ou de ambas as hastes das próteses;
  • Estenose de uretra;
  • Necrose da glande;
  • Fratura de uma ou ambas as hastes metálicas nas próteses semirrígidas;
  • Mal funcionamento dos dispositivos da prótese inflável.

Em muitas destas complicações, quando não ocorre a perda espontânea da prótese, há a necessidade de retirada cirúrgica da mesma. Quando isto ocorre, o homem perde a capacidade de ter uma nova ereção permanecendo o pênis em estado de flacidez completa até que uma nova prótese seja implantada. Tal situação faz com que o paciente se sinta completamente impotente novamente.

O reimplante de uma prótese peniana é um dos procedimentos mais desafiadores dentro da urologia reconstrutora, pois o pênis que perdeu a prótese é um pênis fibrosado, com uma importante distorção de sua anatomia, e que muitas vezes, não permite o implante de uma nova prótese peniana da maneira convencional.

Reimplante de prótese peniana: uma cirurgia complicada

Dentro deste cenário, podemos nos deparar com algumas situações:

  • Possibilidade do implante de prótese peniana somente uma das hastes;
  • Possibilidade do implante das 2 hastes, mas com tamanhos e/ou calibres diferentes;
  • Possibilidade do implante das 2 hastes, mas com tamanho e/ou calibres menores e mais finos que a prótese anterior;
  • Possibilidade do reimplante de prótese peniana com 2 hastes iguais e/ou maiores e mais calibrosas que as da prótese anterior.

Sem dúvida alguma, esta última possibilidade seria a que traria o maior grau de satisfação por parte do urologista e principalmente do paciente.

Para que este último cenário seja viável, é fundamental que o urologista reconstrutor responsável pelo procedimento tenha o domínio de múltiplas técnicas de reconstrução genital, com a utilização de enxertos e telas para a reconstrução completa do pênis fibrosado, devolvendo assim a completa satisfação e autoestima do homem.

Dr. Luiz Augusto Westin: especialista em reimplante de prótese peniana

O Dr. Luiz Augusto Westin, urologista na cidade do Rio de Janeiro, especializado em Urologia Reconstrutora, atua realizando cirurgias de alta complexidade como a de reimplante de próteses penianas. Atende em dois consultórios no Rio: um no Centro da Cidade e outro no Leblon. Mas tem disponibilidade de deslocamento para outras regiões do país, quando necessário. Se este é o seu caso, entre em contato conosco e resgate sua autoestima de volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *