Tratamentos

Prótese penina

As próteses penianas são estruturas feitas em silicone que tem o objetivo de substituir os corpos cavernosos (tecido peniano responsável pela ereção) fazendo com que o homem esteja sempre pronto para a realização de um ato sexual. Por este motivo, são consideradas o tratamento definitivo da disfunção erétil.

São indicadas nas seguintes circunstâncias:

  • Disfunção erétil não responsivos a drogas orais e/ou que não se adaptaram às drogas injetáveis intracavernosas (medicamento injetado no pênis)
  • Homens com diagnóstico de curvatura peniana (Doença de Peyronie) associada a disfunção erétil
  • Pacientes com deformidades penianas severas ou com grave encurtamento peniano ocasionado pela doença de Peyronie.
  • Homens que têm o desejo de um aumento do tamanho do pênis

Semirrígida

As próteses penianas são consideradas o tratamento definitivo da disfunção erétil. Pacientes com disfunção erétil, independentemente da causa, não responsivos a drogas orais e/ou que não se adaptaram às drogas injetáveis intracavernosas (medicamento injetado no pênis), são candidatos ao implante das próteses penianas.

Um dos tipos de prótese de pênis é a semirrígida, confeccionada em silicone e que apresenta um eixo central constituído por uma haste de prata (dobrável). Por ser dobrável, mesmo com uma ereção mantida, o paciente é capaz de colocar o pênis nas mais diversas posições.

Para saber mais, entre em contato com o consultório do Dr. Luiz Augusto Westin, médico especializado em urologia reconstrutora no Rio de Janeiro.

Prótese semi-rígida
Prótese semi-rígida

Inflável

A prótese peniana inflável de três componentes, é constituída por dois cilindros infláveis conectados a um reservatório repleto de soro fisiológico e a uma pequena “bomba” implantada na região escrotal. O próprio paciente bombeia todo o soro do reservatório em direção aos dois cilindros, havendo assim uma ereção.

Após o ato sexual, utiliza-se uma manobra de apertar o dispositivo implantado na região escrotal para o retorno do líquido ao reservatório, retornando o pênis ao estado flácido. O sistema hidráulico é moderno, seguro, estético e proporciona excelente grau de rigidez peniana. Este tipo de prótese é a mais aceita pela maioria dos pacientes, pois simula uma ereção mais fisiológica (pênis em estado ereto somente durante o ato sexual).

O Dr. Luiz Augusto Westin, médico especializado em urologia reconstrutora no Rio de Janeiro e que atende no Rio de Janeiro, realiza este e outros procedimentos relacionados à saúde do homem.

Prótese inflável
Prótese inflável

Implante de próteses penianas semirrígidas ou infláveis associadas a técnicas de aumento peniano

Os implantes de prótese podem ser associados a procedimentos de alongamento peniano em casos selecionados:

  • Grandes encurtamentos penianos ocasionados pela doença de Peyronie;
  • Deformidades penianas severas ocasionadas pela doença de Peyronie;
  • Pequenos encurtamentos em pacientes com pênis abaixo da média;
  • Pacientes que têm o desejo de aumento peniano.

O procedimento padrão e mais conhecido para o alongamento peniano associado ao implante de prótese é a Técnica de Sliding, descrita pela primeira vez em 2012.

Após a dissecção do feixe vásculo-nervoso e da uretra, são realizadas 4 incisões nos corpos cavernosos e em seguida as próteses são implantadas. Esta técnica proporciona alongamentos penianos de até 3,5cm.

Após a descrição desta técnica e do alto grau de satisfação dos pacientes devido ao aumento peniano ocasionado pelo procedimento, diversas modificações foram propostas, porém, sempre com o mesmo conceito: Alongar os corpos cavernosos até o limite do feixe vásculo-nervoso, ocasionando um aumento peniano real, melhorando assim os resultados cirúrgicos relacionados a satisfação do paciente.

O importante para o cirurgião e para o paciente é o entendimento do conceito da técnica. O uso excessivo de epônimos para pequenas variantes da técnica original apenas dificultam o entendimento geral propiciando benefício apenas para o “criador“ da pequena modificação.

Técnica de Sliding, alongamento peniano associado ao implante de prótese
Técnica de Sliding, alongamento peniano associado ao implante de prótese
Foto real de paciente submetido a técnica de Sliding com ganho de 3 cm em comprimento real.
Foto real de paciente submetido a técnica de Sliding com ganho de 3 cm em comprimento real.

Reimplante de próteses penianas

O reimplante de uma prótese peniana é um dos procedimentos mais desafiadores dentro da urologia reconstrutora, pois o pênis que perdeu a prótese é um pênis fibrosado, com uma importante distorção de sua anatomia e que, muitas vezes, não permite o implante de uma nova prótese peniana da maneira convencional.

Dentro deste cenário, podemos nos deparar com algumas situações:

  • Possibilidade do implante de apenas uma das hastes da prótese peniana;
  • Possibilidade do implante das 2 hastes, mas com tamanhos e/ou calibres diferentes;
  • Possibilidade do implante das 2 hastes, mas com tamanho e/ou calibres menores e mais finos que a prótese anterior;
  • Possibilidade do reimplante de prótese peniana com 2 hastes iguais e/ou maiores e mais calibrosas que as da prótese anterior.

Sem dúvida alguma, esta última possibilidade seria a que traria o maior grau de satisfação por parte do urologista e principalmente do paciente.

Para que este último cenário seja viável, é fundamental que o urologista reconstrutor responsável pelo procedimento tenha o domínio de múltiplas técnicas de reconstrução genital, com a utilização de enxertos e telas para a reconstrução completa do pênis fibrosado, devolvendo assim a completa satisfação e autoestima do homem.

Agende uma consulta

Leia mais notícias
WhatsApp