Notícias

Quando a prótese peniana é indicada?

Prótese Peniana

A prótese peniana consiste em uma estrutura de silicone que tem a finalidade de substituir os corpos cavernosos, que formam o tecido peniano responsável pela ereção – com aspecto esponjoso, ele se enche com o sangue bombeado para o pênis em situação de excitação. Deste modo, a primeira indicação é para pacientes com disfunção erétil que não responderam a tratamentos medicamentosos.

Mas também existem muitas outras indicações, como será tratado ao longo deste texto. Antes de qualquer coisa, é importante salientar que quaisquer procedimentos desse tipo devem ter o acompanhado de profissionais capacitados e experientes, sobretudo aqueles que sejam especialistas em urologia reconstrutora, como é o caso do Dr. Luiz Augusto Westin.

Principais indicações da cirurgia de prótese peniana

No caso da disfunção erétil, muitas vezes tratamentos mais conservadores surtem o efeito desejado, como a utilização de medicação orais ou injetáveis nos corpos cavernosos (drogas intracavernosas). No caso em que esses tratamentos sejam ineficazes, o paciente pode optar pela colocação de prótese em seu órgão reprodutor.

São outras situações nas quais a prótese pode ser recomendada:

  • Problemas de disfunção erétil associados à Doença de Peyronie (curvatura peniana);
  • Deformidades severas no órgão reprodutor, geralmente relacionadas à Doença de Peyronie;
  • Pacientes cujo tamanho do pênis afete o bem-estar, autoestima e o desempenho sexual.

Quais são os tipos de prótese peniana?

A seguir, apresentamos os tipos de prótese peniana que podem ser colocadas.

  • Prótese inflável – A prótese peniana inflável de três componentes, é constituída por dois cilindros infláveis conectados a um reservatório repleto de soro fisiológico e a uma pequena “bomba” implantada na região escrotal. O próprio paciente bombeia todo o soro do reservatório em direção aos dois cilindros, havendo assim uma ereção. Após o ato sexual, o homem deve apertar um dispositivo presente na região do escroto para que o líquido retorne ao reservatório e o órgão volte ao estado flácido. A principal vantagem desse tipo de prótese é o fato de que simula uma ereção fisiológica, de modo que o pênis fica ereto apenas durante o ato sexual.
  • Prótese semirrígida – Apresenta um eixo central constituído por uma haste de prata (dobrável). Por ser dobrável, mesmo com uma ereção mantida, o paciente é capaz de colocar o pênis nas mais diversas posições.

Colocação de prótese para aumento do pênis

Muitos homens sentem-se muito mal com o seu tamanho do pênis, muitas vezes trazendo sérias complicações psicológicas. Por isso, a colocação de prótese também costuma ser procurada por pacientes para o aumento do pênis.

A técnica mais utilizada com essa finalidade é a chamada Técnica de Sliding, que proporciona alongamento peniano de até 3,5cm. O limite do aumento é o tamanho do feixe vásculo nervoso pênis (feixe que contém artérias, veias e nervos e se localiza sobre os corpos cavernosos). Esta técnica representou um grande avanço no manejo do tratamento de homens com o pênis pequeno por qualquer motivo (doença adquirida que levou ao encurtamento do órgão ou causas genéticas

O Dr. Luiz Augusto Westin está à disposição para te ajudar!

É fundamental que tais diagnósticos e recomendações, e os próprios procedimentos caso venham a ser indicados, sejam realizados por profissionais capacitados e experientes, que devem fazê-lo ouvindo o paciente e entendendo cada detalhe e especificidade do seu caso. O Dr. Luiz Augusto Westin, urologista reconstrutor no Rio de Janeiro, possui sólida expertise nesse tipo de procedimento e em muitos outros. Entre em contato e marque uma consulta!

Leia mais notícias

Comunicado

WhatsApp