Notícias

Prótese peniana: quais são as principais vantagens?

Próteses penianas e suas vantagens | DR. LUIZ AUGUSTO WESTIN

Indispensável para o ato sexual, a ereção pode ser interrompida ao longo dos anos ou em razão de doenças. A disfunção erétil, além de dificultar no momento do prazer, também costuma diminuir a autoestima masculina. Para solucionar esse problema de forma definitiva, é possível realizar a cirurgia de prótese peniana. Saiba agora como funciona, quando é indicada, os modelos disponíveis e as principais vantagens do implante peniano.

O que é prótese peniana e quando é indicada?

A prótese peniana é um dispositivo produzido com material em silicone que possui a finalidade de substituir os corpos cavernosos, tecido peniano responsável pela ereção. Também chamado de implante peniano, esse dispositivo é inserido através de uma cirurgia e resolve definitivamente o problema da disfunção erétil que acomete homens de idades diversas e por variados motivos.

A prótese peniana é indicada nos seguintes casos:

  • Disfunção erétil não responsiva a medicamentos orais e/ou que não se adaptaram às drogas injetáveis intracavernosas (medicamento injetado no pênis)
  • Homens com diagnóstico de curvatura peniana (Doença de Peyronie) associada à disfunção erétil
  • Pacientes com deformidades penianas severas ou com grave encurtamento peniano ocasionado pela doença de Peyronie
  • Homens que têm o desejo de um aumento do tamanho do pênis

Tipos de prótese peniana

Há alguns tipos de prótese peniana no mercado. Confira informações sobre a semirrígida e a inflável a seguir.

Semirrígida

Um dos tipos de prótese peniana é a semirrígida. Fabricado com material em silicone, esse tipo de implante apresenta um eixo central constituído por uma haste de prata dobrável. Justamente por ser dobrável, ele permite que o paciente coloque o pênis nas mais diversas posições.

Inflável

A prótese peniana inflável de três componentes é constituída por dois cilindros infláveis conectados a um reservatório repleto de soro fisiológico e a uma pequena “bomba” implantada na região escrotal. O próprio paciente bombeia todo o soro do reservatório em direção aos dois cilindros, havendo, assim, uma ereção.

Após o ato sexual, utiliza-se uma manobra. Deve-se apertar o dispositivo implantado na região escrotal para o retorno do líquido ao reservatório, de forma com que o pênis volte ao estado flácido. O sistema hidráulico é moderno, seguro, estético e proporciona excelente grau de rigidez peniana. Esse tipo de implante é o mais aceito pela maioria dos pacientes, pois simula uma ereção mais fisiológica, com o pênis em estado ereto apenas durante o ato sexual.

Vantagens da prótese

O principal benefício da prótese peniana é o fato de que o homem poderá ter uma ereção capaz de realizar o sexo penetrativo, sem dificuldades. Porém, há outras vantagens ao implantar esse aparelho. Confira algumas delas a seguir.

Não há mais a necessidade de usar remédio e injeção

A partir do momento em que a prótese peniana é introduzida, na maioria das vezes, não há a necessidade de utilizar os comprimidos e as injeções penianas passam a ser totalmente desnecessárias.

Restauração da autoestima e da confiança

A disfunção sexual pode causar danos psicológicos, como depressão. Com a prótese peniana, há a recuperação da autoestima e da confiança, melhorando a saúde mental do paciente.

Evita os males causados pela Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie é definida pelo advento de fibroses no pênis, provocando a diminuição, afinamento e tortuosidade do mesmo. Com o implante da prótese peniana, há a viabilidade de corrigir todos estes defeitos, recuperar o comprimento, ou até mesmo aumentá-lo, devolver a largura original além de prevenir que o pênis continue a sofrer com a evolução da doença.

Prótese peniana deve ser feita por urologista reconstrutor

Como observado, a prótese peniana oferece vantagens de melhora tanto no aspecto físico quanto psicológico do paciente. Porém, é preciso ter atenção em um quesito para realizar essa cirurgia. Ela deve ser executada somente por um urologista reconstrutor, assim como o Dr. Luiz Augusto Westin, especializado pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Urologia em 2010. Com consultórios no Centro do Rio de Janeiro e no Leblon, o Dr. Luiz Augusto Westin realiza esse e outros métodos relacionados à saúde do homem. Entre em contato e agende uma consulta!

Leia mais notícias

Comunicado

WhatsApp