Notícias

Pênis embutido pode afetar a autoestima?

Pênis embutido pode afetar a autoestima?

O tamanho do pênis é um tema bastante recorrente no mundo inteiro, e no Brasil não poderia ser diferente. Mas não falaremos aqui sobre tamanho médio e coisas desse tipo. Você sabia que existem pênis com tamanho normal mas que aparentam ser menores devido a não exposição total do órgão? Trata-se do pênis embutido.

Por definição, pênis embutido é o seguinte: pênis com um tamanho normal, mas com a exposição inadequada do falo. Isso ocorre devido a uma anomalia genética que faz o tecido suprapúbico (fáscia abdominal profunda) projetar-se sobre o pênis, “escondendo-o” e fazendo-o aparentar ter um tamanho muito menor do que o real. O ganho de peso e o efeito da gravidade sobre o corpo, que ocorre com o envelhecimento natural do homem, torna o problema pior a cada ano que passa.

Mais detalhes sobre a anomalia genética

Além do citado acima, também caracteriza a anomalia genética que causa o pênis embutido o dartos escrotal (tecido localizado abaixo da pele da bolsa escrotal) não estar fixado à base do pênis, o que intensifica o problema.

A importância do diagnóstico precoce

Sendo algo genético, independente da idade, é errado supor que o simples emagrecimento resolverá o problema. Quanto antes for feito o diagnóstico, menores serão os impactos sobre a autoestima do adolescente e do adulto se o procedimento cirúrgico for realizado precocemente. Daí a importância de se consultar com um urologista experiente e capacitado.

Caso contrário, os danos causados à autoestima podem ser demasiadamente elevados

O pênis embutido afeta a autoestima?

Diante do exposto acima e da grave consequência para aparência externa do pênis, que fica parecendo ser muito pequeno, ficam claras as possíveis, tanto da criança quanto do adolescente e do adulto.

Além disso, é inevitável que, com a não exposição da maior parte do corpo do pênis, haja problemas com as relações sexuais, afinal de contas o tamanho fica muito comprometido. O ganho de peso pode agravar o problema com o acúmulo de gordura, mas é importante salientar que a origem é genética.

Portanto, em caso de comprometimento da atividade sexual e/ou severo acometimento da autoestima, recomenda-se o procedimento cirúrgico.

Como funciona a cirurgia para pênis embutido?

Na maioria dos casos, é indicado o tratamento cirúrgico, que consiste em dermolipectomia suprapúbica associada ao lifting genital, além de procedimentos para fixação do escroto à base do pênis. Durante a cirurgia, há a incisão na pele, a retirada de parte da pele e gordura supra-púbica além de uma sutura na parte interna do tecido, esticando a região supra-púbica para cima, o chamado lifting genital.

Confira abaixo uma arte ilustrativa do procedimento:

Cirurgia de pênis embutido - urologia reconstrutora
Cirurgia de pênis embutido

O Dr. Luiz Augusto Westin tem expertise em pênis embutido

Acima de tudo, é importante consultar um experiente e capacitado médico para estudar detalhadamente cada caso e deliberar a necessidade de cirurgia em parceria com o paciente. O Dr. Luiz Augusto Westin, urologista reconstrutor no Rio de Janeiro, possui ampla experiência no tratamento de pênis embutido. Entre em contato e marque uma consulta!

Array
Leia mais notícias
WhatsApp