Notícias

Frênulo curto: o que é e qual o tratamento ideal?

Frênulo curto | DR. LUIZ AUGUSTO WESTIN

O corpo humano é perfeito e cada detalhe dele tem a sua função. Quando há deformidade em uma das partes, essa funcionalidade é comprometida. Um exemplo dessa questão é o freio do pênis, que, quando é menor do que o tamanho ideal, pode prejudicar o homem. Nesse caso, é importante buscar um médico especializado em urologia reconstrutora. Veja neste texto o que é frênulo curto e qual é o tratamento adequado para esse problema!

O que é frênulo curto?

O pênis é composto por diversos componentes. Um deles é o freio, que é uma prega de pele localizada na parte inferior da glande. Com formato triangular, serve para fazer a junção entre a glande e o prepúcio. Para garantir que o prepúcio se recolha por completo e esteja, de forma confortável, em volta do pênis quando ereto, o freio deve ser longo e flexível. No entanto, há casos de homens com o frênulo curto.

Quando o indivíduo tem o freio em tamanho reduzido, pode ter uma curvatura proeminente da glande para baixo. Tal situação atrapalha a exposição da glande, o que provoca desconforto e dores durante as relações sexuais. Além disso, pode acontecer do freio romper de maneira parcial ou total, causando sangramento acentuado e ainda mais dor.

Qual é o tratamento para frênulo curto?

Ao identificar dores na região peniana ou certa pressão ao esticar a pele do órgão, é fundamental que o homem procure auxílio médico para realizar o tratamento de frênulo curto. Em caso de rompimento do freio, é necessário realizar a frenuloplastia ou plástica do freio bálano-prepucial, como também é conhecida. Nessa operação, é realizada a retirada do frênulo ou feito um corte cirúrgico.

O procedimento pode ser efetuado em conjunto com a postectomia, em casos de pacientes com outras doenças do prepúcio, ou separadamente, para aqueles que não têm outros problemas na região. Como é uma cirurgia bem simples, é utilizada anestesia local. Além disso, o indivíduo recebe alta no mesmo dia e pode retornar às atividades profissionais no dia seguinte.

Importância do urologista reconstrutor no tratamento de frênulo curto

Aqueles que precisam tratar o frênulo curto com a realização da frenuloplastia não devem buscar um acompanhamento médico qualquer. É importante procurar um profissional especializado em urologia reconstrutora. Isso porque ele é responsável por fazer procedimentos cirúrgicos da região genital masculina. Dessa maneira, é ideal para desenvolver a técnica da melhor maneira.

Se você tem frênulo curto, conte com o Dr. Luiz Augusto Westin, um dos principais urologistas especializados em urologia reconstrutora no Rio de Janeiro. Agende uma consulta e receba o atendimento em um dos consultórios situados no Centro e no Leblon. Em caso de cirurgias, o Dr. Luiz Augusto Westin as realiza em hospitais renomados da cidade, como Casa de Saúde São José, Pró-Cardíaco, Samaritano, Copa D’or e Copa Star, e em diversas outras regiões do Brasil, como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre em contato!

Leia mais notícias

Comunicado

WhatsApp