As verrugas genitais no homem

As verrugas genitais no homem

Verrugas genitais são uma queixa extremamente frequente da população masculina nos consultórios de urologia, e são causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

Esta constante preocupação está ligada ao fato de as verrugas genitais serem consideradas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e, quando notadas pelo homem ou pela pessoa com quem ele está se relacionando, são motivo de problemas para o casal. Além disto, sabe-se que alguns tipos de HPV estão relacionados ao câncer de colo de útero, de pênis, de canal anal e da cavidade oral.

Estudos recentes estimam que até 60% da população sexualmente ativa já tenha tido contato com este vírus, mas não são todas as pessoas que irão desenvolver a doença.

Nos homens, o HPV pode se manifestar como uma verruga genital simples (condiloma), como uma condilomatose peniana ou, menos frequentemente, como um câncer de pênis.

Verruga na haste peniana (condiloma)

Condilomatose peniana

Notem que, diferente do condiloma peniano, as verrugas são múltiplas e coalescentes, causando deformidade peniana.

Câncer de pênis

Como o diagnóstico das verrugas genitais é feito

  • Exame clínico: na maioria das vezes, somente um exame clínico é necessário para o diagnóstico do HPV genital.
  • Peniscopia: exame indolor, realizado em consultórios urológicos, que auxilia no diagnóstico de lesões causadas pelo HPV não visíveis a olho nu.
  • Biópsia de pênis: reservada para casos de suspeita de câncer de pênis.

A base do tratamento é a destruição das verrugas e a vacinação contra o HPV

Esta destruição pode ser feita com cauterização química (com ácidos), elétrica (com bisturi elétrico) ou por congelamento (feito com nitrogênio).

A vacinação comprovadamente reduz a chance de recidiva do HPV em pacientes que apresentam verrugas genitais de repetição.

Em casos de condilomatose, técnicas de reconstrução peniana mais complexas podem ser necessárias para o tratamento, com o intuito de manter a funcionalidade e a estética genital.

  • Todo homem deveria ler e se informar sobre isto para o bem dele é de sua companheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *