As próteses testiculares são indicadas para pacientes que não possuem um ou ambos os testículos, por exemplo, homens que sofreram algum trauma testicular ou que foram submetidos a retirada cirúrgica dos testículos, seja por causas oncológicas (câncer) ou não oncológicas, por exemplo, a torção testicular e a criptorquidia (testículos localizados no abdômen).
Podem ainda, ser indicadas por questões exclusivamente estéticas, para paciente com desejo de aumento do volume escrotal.
São confeccionadas em silicone e comercializadas nos mais diversos tamanhos.
Desta forma, além de beneficiar homens que não tem um ou ambos os testículos, as próteses testiculares ainda podem ser implantadas com o intuito de aumento do volume escrotal em pacientes com esta demanda e sem a necessidade de retirar os testículos normais.


O procedimento para o implante é simples, necessita de menos de 24h de internação hospitalar e há um rápido retorna às atividades escolares/profissionais.
As próteses testiculares, independente se implantadas por questões reconstrutivas ou estéticas, podem devolver a auto estima e a segurança do indivíduo.
Para uma avaliação correta, quanto à necessidade de prótese testicular e seu tamanho adequado, procure o Dr. Luiz Augusto Westin, médico urologista no Leblon, que tem vasta experiência no assunto e especialização em urologia reconstrutora no Rio de Janeiro.
Além destes, há outros tratamentos que contribuem para o aumento peniano e redução da região escrotal.