A candidíase é uma das doenças infecciosas mais comuns da região genital e uma causa extremamente frequente de visitas aos consultórios de urologia. Recebe este nome porque é causada por um fungo chamado Candida sp.
Por se tratar de uma infecção que acomete a região genital, a candidíase frequentemente é confundida com uma doença sexualmente transmissível, porém é uma infecção muito mais relacionada à umidade e má higiene. Pacientes com diabetes têm um risco maior de desenvolver a doença.
Na região genital, esta infecção pode acometer a glande (cabeça do pênis), o prepúcio (pele que recobre o pênis), o escroto e as pregas inguinais (virilha).
Independentemente da região acometida, os sintomas são sempre os mesmos: vermelhidão, ardência, coceira, descamação, exsudação (produção de secreção esbranquiçada) e mau cheiro.
Tratamento da candidíase no homem
A maioria dos pacientes que chegam para uma primeira consulta relatam o uso de múltiplos cremes sem qualquer tipo de melhora. É também muito importante ressaltar que a maioria destes cremes contêm corticoides em sua fórmula e o uso contínuo deste composto pode agravar o quadro clínico.
As bases do tratamento são os antifúngicos orais e higiene local adequada.
Pacientes com candidíase de repetição podem se beneficiar com uma circuncisão, pois muitas vezes há um excesso de prepúcio que dificulta a higiene adequada.