Homem batendo na porta de consultório de urologia | Perguntas e respostas sobre a saúde do homem

Perguntas e respostas sobre a saúde do homem

Muitos estudos mostram que os homens vão menos ao médico que as mulheres, e que realizam com menos frequência exames preventivos. Isso acaba acarretando uma série de doenças que são descobertas tardiamente, e que poderiam ter sido tratadas antes e, por preconceito ou descuido, não foram.

Alguns homens têm vergonha de cuidar da saúde, de dividir sua vida com o médico e isso faz parte de uma série de preconceitos que são cultivados há muitos anos, mas precisa mudar. A saúde é muito mais importante do que o orgulho e deve ser tratada como prioridade na vida do homem. Separamos algumas perguntas e respostas sobre a saúde do homem para esclarecer dúvidas e tentar derrubar um pouco mais desse preconceito.

Câncer de próstata

Muitas dúvidas envolvem esse exame simples e que deve ser feito pelo homem a partir de determinada idade. Saiba mais:

A partir de que idade o exame de próstata deve ser feito?

É recomendado que o exame de próstata seja realizado anualmente a partir dos 45 anos caso o homem tenha histórico familiar de câncer de próstata. Se o histórico familiar não indicar câncer de próstata, é recomendado que o homem faça o preventivo anualmente a partir dos 50 anos.

Que hábitos previnem o câncer de próstata?

Diminuir a ingestão de álcool, não fumar, ter uma alimentação mais saudável e rica em legumes, frutas e verduras. Deixar o sedentarismo de lado e adotar a prática de exercícios físicos.

Curvatura peniana

Reclamações sobre a curvatura peniana é muito frequente nos consultórios, mas é importante saber em quais casos há tratamento e procedimentos a serem feitos.

O que é a curvatura peniana congênita?

A curvatura congênita como o nome diz, é um desvio congênito do eixo peniano. Nem todos os casos precisam de intervenção cirúrgica e a maioria dos homens não procura um médico quando o ângulo de curvatura é menor que 30º, pois não interfere no ato sexual. Mas, caso este desvio cause dificuldade na penetração ou desconforto estético/constrangimento, o ato cirúrgico pode ser realizado.

A doença de Peyronie tem tratamento?

Os tratamentos para a doença de Peyronie são diversos, incluindo medicação oral, aplicação de fontes de energia na placa, uso de extensores penianos e procedimentos cirúrgicos em casos selecionados.

Para aqueles que sofrem com a curvatura excessiva e que prejudica a performance sexual, é indicado o tratamento cirúrgico. E as opções são: corporoplastias com enxerto, plicaturas penianas e implante de próteses penianas semirrígidas ou infláveis. Estas últimas podem ser implantadas utilizando-se de técnicas para o aumento real da haste peniana

Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis em homens costumam causar incômodo, ardor, coceira, verrugas e secreção. É importante ficar atento a esses sinais e buscar um especialista para se orientar em caso de suspeita.

A camisinha protege contra todas?

A camisinha oferece proteção a quase todos os tipos de DST’s, porém, algumas podem ocasionar o aparecimento de lesões externas à genitália, área não protegida pela camisinha, como é o caso do HPV.

Quais as DST’s mais comuns em homens?

As DST’s mais comuns em homens são: gonorreia, sífilis, clamídia, herpes genital e o HPV.

É recomendável que os homens com vida sexual ativa consultem o urologista pelo menos uma vez ao ano para realizar um check-up e se prevenir contra doenças.

Consulte-se com um urologista

Cada paciente deve ser analisado individualmente, pois os casos variam de pessoa para pessoa e o tratamento ideal depende de um diagnóstico correto. Portanto, mantenha em dia as visitas ao urologista e não tenha vergonha de recorrer ao profissional em casos de desconforto, feridas e incômodos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *