O frênulo do pênis, também conhecido como “freio”, é uma prega de pele com formato triangular que fica na parte inferior da glande, fazendo a ligação dela com o prepúcio (pele que recobre a glande). Essa prega é tão frágil que pode se romper durante a relação sexual ou na masturbação.
Como padrão, o frênulo deve ser longo e flexível, de maneira a garantir que o prepúcio se retraia totalmente e que ele fique confortavelmente em volta do pênis quando este está ereto.
Se o indivíduo tem o frênulo peniano curto, ele pode apresentar uma curvatura muito acentuada da glande para baixo (ventral) além de dificuldades durante o ato sexual devido a dor.
Quando o paciente nota que o freio do seu pênis tem um tamanho reduzido, o ideal é procurar ajuda médica, já que ele pode se romper, causando dor e sangramento.
Tratamento para o frênulo peniano curto
O principal tratamento, especialmente para os casos extremos em que há o rompimento do frênulo, é a frenuloplastia.
Trata-se de uma cirurgia, que também pode ser chamada de plástica do freio bálano-prepucial, que consiste na retirada ou no corte cirúrgico do frênulo. Este procedimento pode ser feito durante uma postectomia (circuncisão) ou de forma isolada. O objetivo da operação é oferecer ao prepúcio a retração adequada.
A frenuloplastia é uma cirurgia relativamente simples e costuma ser feita com anestesia local. Também é importante ressaltar que o paciente tem alta no mesmo dia, com retorno às atividades no dia seguinte. O procedimento idealmente deve ser feito por um profissional especializado em urologia reconstrutora.