Homem preocupado com a mão no queixo | Indicações para a prótese testicular

Indicações para a prótese testicular

O implante de prótese peniana é um dos procedimentos urológicos mais comentados e que mais gera curiosidade dos homens, mas muitos ignoram que existe também a cirurgia para implantação de prótese testicular, cujo objetivo é recuperar a estética genital de pacientes que tiveram uma atrofia ou perda de um ou ambos os testículos.

A atrofia ou perda dos testículos pode ser causada por problemas específicos, os quais explicaremos a seguir.

Criptorquidia

A criptorquidia é uma falha que ocorre na descida dos testículo do abdome para a bolsa testicular durante o desenvolvimento do feto, que acaba fazendo com que o recém-nascido não tenha um ou os dois testículos (criptorquidia bilateral) localizados adequadamente.

O tratamento inicial é a cirurgia chamada de orquipexia (descida cirúrgica com posterior fixação dos testículos na bolsa testicular). Em alguns casos, já na idade adulta, ocorre uma atrofia importante do testículo operado e a prótese testicular pode ser uma opção de tratamento.

Torção de testículo

A torção do testículo acontece quando ele gira em torno do seu próprio eixo, levando à isquemia do cordão espermático (o sangue deixa de chegar nos testículos). É um problema grave e que deve ser tratado com máxima agilidade, pois se ele não for destorcido rapidamente, o trauma pode acarretar na perda do órgão.

Infecções testiculares

Algumas infecções nos testículos podem causar atrofia. Dentre as mais comuns estão as orquites (inflamação dos testículos) causadas por doenças sexualmente transmissíveis, pelo vírus da caxumba ou pela tuberculose.

Traumatismos na região

Os testículos são muito sensíveis, por isso os homens sentem muita dor caso haja algum contato muito impactante na área. Sendo assim, é necessário ter cuidado com os traumas que atingem o órgão.

Acidentes de moto, lesões perfurantes ou até a prática esportiva sem orientação adequada podem fazer com que o paciente tenha algum trauma e evolua com atrofia, até que tenha que remover um ou ambos os testículos.

Câncer de testículo

Indivíduos que são diagnosticados com câncer de testículo devem retirar o órgão acometido. Nesses casos, a prótese testicular é frequentemente indicada, e seu implante costuma acontecer no mesmo momento em que o testículo doente é removido.

Benefícios da prótese testicular

A prótese testicular é feita em silicone cirúrgico, material completamente seguro para o paciente, e que proporciona aparência e consistência bem próximas às do testículo original, portanto, as diferenças dificilmente são percebidas. Além de trazer benefícios estéticos, as vantagens psicológicas para o paciente são inúmeras. Vale ressaltar que o procedimento deve ser feito por um especialista em urologia reconstrutora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *