Homem sorrindo | Glândulas de Tyson e HPV: há relação entre ambas?

Glândulas de Tyson e HPV: há relação entre ambas?

Muitos pacientes confundem as verrugas e lesões causadas pelo HPV com as pápulas peroláceas penianas (ou apenas glândulas de Tyson), ou então acreditam que as duas doenças possam estar relacionadas de alguma forma.

Bom, para começar, já esclarecemos que ambos são problemas distintos. Além disso, a incidência de um não acarreta o aparecimento de outro. A seguir, explicamos minimamente do que se trata cada uma delas.

Glândulas de Tyson

As glândulas de Tyson nada mais são do que pápulas penianas que secretam substâncias lubrificantes naturais a todos os homens, além de completamente inofensivas. Elas se manifestam através de pequenas bolinhas cor de pele, geralmente localizadas na glande. Não causam dor e nenhum desconforto, mas podem gerar problemas de autoestima. Nestes casos, a aplicação de laser pode trazer benefício.

HPV

Já o HPV, vírus do papiloma humano, é uma DST (doença sexualmente transmissível) que pode causar algumas lesões ou verrugas na região do pênis, no escroto, períneo e ânus, além de ter relação com o câncer de colo de útero, vulva, pênis e de canal anal.

O tratamento é obrigatório, pois as estruturas verrucosas podem se multiplicar e/ou aumentar de tamanho e, também, como o nome diz, trata-se de uma doença transmissível. O tratamento baseia-se na destruição da lesão (cauterização química, elétrica ou por congelação), além da vacinação específica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *