A estenose de uretra e as uretrites: Há relação?

A estenose de uretra e as uretrites: Há relação?

A uretra é um canal que comunica a bexiga com o meio externo, passando através da próstata e ao longo do pênis. Em todo o trajeto, inúmeras glândulas desembocam em sua luz. São denominadas glândulas de Littré sendo responsáveis pela lubrificação da uretra.

Uretrite é o termo médico dado ao acometimento inflamatório e/ou infeccioso da uretra.

Causas

Tem como principal causa as infecções causadas pela Neisseria gonorrheae, agente causador das uretrites gonocócicas, popularmente conhecida como gonorreia e a Chlamydia trachomatis, principal agente causador das uretrites não gonocócias, ambas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Sintomas

Os sintomas destas doenças são “coceira” no canal da uretra, ardência ao urinar, aumento da frequência das micções e presença de secreção uretral mucosa e/ou purulenta.

Na verdade a infecção ocorre nas glândulas de Littré e os sintomas iniciais são os mencionados acima. Quando a infecção não é tratada, formam-se pequenos abscessos nestas glândulas e o resultado final pode ser o estreitamento da luz da uretra, denominado estenose de uretra.

Tratamento

Geralmente, as estenoses de uretra pós-uretrite infecciosa são mais extensas, necessitando de procedimentos uretrais mais complexos para o tratamento (uretroplastias com a utilização de enxertos ou retalhos).

Felizmente, devido à maior facilidade de obter informação, ao acesso mais fácil ao sistema de saúde e à evolução dos antibióticos para o tratamento das uretrites, a incidência de estenose de uretra pós-uretrite tem se tornado cada vez mais rara. Nos dias atuais, a principal causa de estenose de uretra são as iatrogênicas (causadas pelo uso de sondas uretrais, pós-cirurgias prostáticas).

É importante ressaltar que a utilização da camisinha evita este tipo de complicação, além de prevenir a transmissão sexual de doenças mais graves como a hepatite B e C e o HIV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *