Homem jovem usando o notebook | Descubra os benefícios e indicações da circuncisão

Descubra os benefícios e indicações da circuncisão

O prepúcio é a pele que envolve a cabeça do pênis e é responsável por hidratar e proteger o pênis de agressões externas. O prepúcio envolve a glande quando o pênis está flácido e se retrai quando há ereção.

Do nascimento aos primeiros anos de vida, o prepúcio é aderido pela glande e esse processo se chama fimose fisiológica. Mas, com o crescimento, a camada de pele fica retrátil tanto quando há ereção, tanto para fazer a limpeza. Quando não há essa retração do prepúcio, o quadro é chamado de fimose patológica e normalmente requer a circuncisão.

A circuncisão é realizada muitas vezes por motivos religiosos, comuns entre muçulmanos e judeus. Mas também é recomendada em caso de quadros como a fimose, nas balanopostites de repetição (infecção do prepúcio e da glande), e até por questões estéticas (pacientes que tem excesso de prepúcio ou ainda aqueles que tem o desejo de engrossamento peniano).

O que é a fimose?

A fimose é o estreitamento do prepúcio e pode ocorrer a partir do nascimento ou ser adquirida após inflamações. Muitas dessas infecções podem ser causadas por causa da má higienização do pênis, ocorrendo assim o desenvolvimento de fungos na região.

A circuncisão no caso da fimose

Por causa do incômodo e dos riscos causados pela fimose patológica, é indicada a circuncisão, uma vez que após a retirada da pele, os sintomas desaparecem e o desconforto acaba.

Os benefícios da circuncisão

Esse procedimento, quando realizado na infância, traz muitos benefícios à saúde do homem. Tem a capacidade de reduzir a frequência de infecção urinária, a incidência das infecções no pênis e diminuir as chances de contágio de DST’s – não excluindo o dever de utilizar camisinha nas relações sexuais. Além de tudo isso, segundo estudos mais recentes, mulheres parceiras de homens circuncidados têm menos chances de contrair câncer do colo do útero.

Procure auxílio profissional

Além da facilidade e melhora da higiene íntima e dos inúmeros benefícios, é imprescindível a consulta e opinião médica. Procure um urologista ao perceber qualquer sintoma ou sentir algum incômodo. Cuide da sua saúde íntima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *