Homem sorrindo encostado na parede | Como é feita a cistoscopia?

Como é feita a cistoscopia?

Também chamada de uretrocistoscopia , a cistoscopia é um exame endoscópico que avalia as vias urinárias baixas, permitindo uma visualização mais completa da parte interna da bexiga e da uretra (canal que comunica a bexiga com o meio externo).

Preparação para a cistoscopia

Não há muito mistério nos momentos que antecedem o exame. As únicas exigências que o paciente deve respeitar são: estar em jejum há pelo menos oito horas e, caso faço uso de medicamentos anticoagulantes, interromper seu uso uma semana antes do procedimento.

Durante o exame

A cistoscopia dura, aproximadamente, 20 minutos e o especialista utiliza um aparelho chamado cistoscópio. Existem dois tipos: o cistoscópio semirrígido e o flexível. A escolha entre um e outro dependerá, exclusivamente, da motivação do exame.

O paciente permanece sedado durante todo o procedimento. O aparelho é introduzido pelo canal uretral e o médico consegue ver, através da câmera, toda a uretra, a bexiga e também a próstata.

Em alguns casos, pode haver a necessidade de biópsias ainda durante a cistoscopia, mas isso não afeta o período de recuperação do paciente, que é liberado a retornar às atividades rotineiras já no dia seguinte.

Para que serve a cistoscopia?

Os principais objetivos da cistoscopia incluem:

  • detecção e acompanhamento de distúrbios nas vias urinárias baixas ;
  • diagnóstico de tumores na bexiga e na uretra;
  • Identificação da causa da hematúria (sangramento na urina);
  • auxiliar no diagnóstico da estenose de uretra;
  • realizar biópsia endoscópica da bexiga e/ou da uretra.

O urologista deverá indicar o exame de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *