- Semirrígida
- Inflável
- Implante de próteses penianas semirrígidas ou infláveis associadas a técnicas de aumento peniano
- Reimplante de próteses penianas
As próteses penianas são estruturas feitas em silicone que tem o objetivo de substituir os corpos cavernosos (tecido peniano responsável pela ereção) fazendo com que o homem esteja sempre pronto para a realização de um ato sexual. Por este motivo, são consideradas o tratamento definitivo da disfunção erétil.
São indicadas nas seguintes circunstâncias:
- Disfunção erétil não responsivos a drogas orais e/ou que não se adaptaram às drogas injetáveis intracavernosas (medicamento injetado no pênis)
- Homens com diagnóstico de curvatura peniana (Doença de Peyronie) associada a disfunção erétil
- Pacientes com deformidades penianas severas ou com grave encurtamento peniano ocasionado pela doença de Peyronie.
- Homens que têm o desejo de um aumento do tamanho do pênis
Semirrígida
As próteses penianas são consideradas o tratamento definitivo da disfunção erétil. Pacientes com disfunção erétil, independentemente da causa, não responsivos a drogas orais e/ou que não se adaptaram às drogas injetáveis intracavernosas (medicamento injetado no pênis), são candidatos ao implante das próteses penianas.
Um dos tipos de prótese de pênis é a semirrígida, confeccionada em silicone e que apresenta um eixo central constituído por uma haste de prata (dobrável). Por ser dobrável, mesmo com uma ereção mantida, o paciente é capaz de colocar o pênis nas mais diversas posições.
Para saber mais, entre em contato com o consultório do Dr. Luiz Augusto Westin, médico especializado em urologia reconstrutora no Rio de Janeiro.
Inflável
A prótese peniana inflável de três componentes, é constituída por dois cilindros infláveis conectados a um reservatório repleto de soro fisiológico e a uma pequena “bomba” implantada na região escrotal. O próprio paciente bombeia todo o soro do reservatório em direção aos dois cilindros, havendo assim uma ereção.
Após o ato sexual, utiliza-se uma manobra de apertar o dispositivo implantado na região escrotal para o retorno do líquido ao reservatório, retornando o pênis ao estado flácido. O sistema hidráulico é moderno, seguro, estético e proporciona excelente grau de rigidez peniana. Este tipo de prótese é a mais aceita pela maioria dos pacientes, pois simula uma ereção mais fisiológica (pênis em estado ereto somente durante o ato sexual).
O Dr. Luiz Augusto Westin, médico especializado em urologia reconstrutora no Rio de Janeiro e que atende no Rio de Janeiro, realiza este e outros procedimentos relacionados à saúde do homem.
Implante de próteses penianas semirrígidas ou infláveis associadas a técnicas de aumento peniano
Os implantes de prótese podem ser associados a procedimentos de alongamento peniano em casos selecionados:
- Grandes encurtamentos penianos ocasionados pela doença de Peyronie;
- Deformidades penianas severas ocasionadas pela doença de Peyronie;
- Pequenos encurtamentos em pacientes com pênis abaixo da média;
- Pacientes que têm o desejo de aumento peniano.
O procedimento padrão e mais conhecido para o alongamento peniano associado ao implante de prótese é a Técnica de Sliding, descrita pela primeira vez em 2012.
Após a dissecção do feixe vásculo-nervoso e da uretra, são realizadas 4 incisões nos corpos cavernosos e em seguida as próteses são implantadas. Esta técnica proporciona alongamentos penianos de até 3,5cm.
Após a descrição desta técnica e do alto grau de satisfação dos pacientes devido ao aumento peniano ocasionado pelo procedimento, diversas modificações foram propostas, porém, sempre com o mesmo conceito: Alongar os corpos cavernosos até o limite do feixe vásculo-nervoso, ocasionando um aumento peniano real, melhorando assim os resultados cirúrgicos relacionados a satisfação do paciente.
O importante para o cirurgião e para o paciente é o entendimento do conceito da técnica. O uso excessivo de epônimos para pequenas variantes da técnica original apenas dificultam o entendimento geral propiciando benefício apenas para o “criador“ da pequena modificação.
Reimplante de próteses penianas
O reimplante de uma prótese peniana é um dos procedimentos mais desafiadores dentro da urologia reconstrutora, pois o pênis que perdeu a prótese é um pênis fibrosado, com uma importante distorção de sua anatomia e que, muitas vezes, não permite o implante de uma nova prótese peniana da maneira convencional.
Dentro deste cenário, podemos nos deparar com algumas situações:
- Possibilidade do implante de apenas uma das hastes da prótese peniana;
- Possibilidade do implante das 2 hastes, mas com tamanhos e/ou calibres diferentes;
- Possibilidade do implante das 2 hastes, mas com tamanho e/ou calibres menores e mais finos que a prótese anterior;
- Possibilidade do reimplante de prótese peniana com 2 hastes iguais e/ou maiores e mais calibrosas que as da prótese anterior.
Sem dúvida alguma, esta última possibilidade seria a que traria o maior grau de satisfação por parte do urologista e principalmente do paciente.
Para que este último cenário seja viável, é fundamental que o urologista reconstrutor responsável pelo procedimento tenha o domínio de múltiplas técnicas de reconstrução genital, com a utilização de enxertos e telas para a reconstrução completa do pênis fibrosado, devolvendo assim a completa satisfação e autoestima do homem.